A Associação Joinvilense de Psiquiatria (AJP), entidade composta por médicos psiquiatras da cidade de Joinville, teve sua fundação em 09 de junho de 2005,
objetivando a integração profissional, assim como primar pela qualificação de seu grupo de profissionais associados, com foco em aspectos éticos de sua atividade médica na sociedade.
Seus primeiros encontros remontam à decada de 90, quando ainda era vinculada à Sociedade Joinvilense de Medicina e nominada, inicialmente, como SJP Sociedade Joinvilense de Psiquiatria). Nesta época, o grupo médico era formado pelos psiquiatras Dr. Wofgang Weiss, Dr. Gilson Setti, Dr. Rui Arsego, Dr. Franquilino Furlaneto, Dr. Osmar Torres, Dra. Mihoko Soares, Dr. Osmar Schroeder e Dr. Leandro P. de Lima. Como SJP, o grupo de médicos conseguiu manter diálogo próximo aos planos de saúde.
A partir de 2005, com a criação da AJP como ela é hoje, a associação foi responsável pela realização da Jornada de Psiquiatria, (foram realizadas oito edições), evento bienal de cunho científico, onde convidados de diversas instituições brasileiras participaram proporcionando atualização médica na especialidade de psiquiatria.
Atualmente, além dos encontros mensais entre os psiquiatras da cidade, a AJP realiza eventos internos, primando pela atualização e capacitação dos membros da associação.
A AJP também é responsável por atividades educacionais e de divulgação das doenças mentais e promoção da saúde psíquica junto à sociedade joinvilense, realizando palestras, encontros e esclarecimentos junto aos órgãos competentes.
Os profissionais sócios são aceitos após análise criteriosa da formação médica, em especial no que diz respeito a formação na especialidade de Psiquiatria.